Litíase urinária

Litíase urinária é a presença de cálculos em qualquer região do trato urinário que compreende: rins, ureteres, bexiga e uretra. Estes cálculos, que comumente são chamados de pedras, podem ter diversas origens e de acordo com sua localização podem causar sintomas leves ou graves, ou ainda na maioria das  vezes ser assintomático. A sua incidência encontra-se entre 2 a 3% da população, com chance de recidiva de 80%. Cálculos assintomáticos podem se tornar sintomáticos em 50% das pessoas.

 

A urina é composta por várias substâncias sendo algumas delas sólidas que se encontram diluídas de maneira equilibrada e outras que ajudam a tornar o material sólido mais solúvel. O desequilíbrio entre a concentração destas substâncias com o aumento de algumas ou diminuição de outras pode levar a precipitação de cristais insolúveis com formação de cálculos. Os principais componentes da urina que podem formar cálculos são o cálcio, o oxalato, o ácido úrico, fósforo, magnésio e cistina. O citrato que também é um componente da urina por sua vez tem a função de evitar a formação dos cálculos.

O fator de risco mais comum, encontrado em mais de 80% dos pacientes é o antecedente familiar de cálculos e nestes casos em 90% das vezes os cálculos são formados por cálcio. Outros fatores importantes na formação do cálculo urinário são a baixa ingestão de líquidos e o uso abusivo de sal de cozinha. A dieta com alimentos que contenham oxalato pode predispor a formação de cálculos deste. Problemas no metabolismo de algumas substâncias como a cistina e o ácido úrico podem levar ao aumento na eliminação destes produtos na urina e consequente formação de cálculos destas substâncias.

Quando estão no rim geralmente não causam sintomas, as cólicas renais acontecem quando os cálculos estão sendo eliminados e acabam obstruindo os ureteres, que são os canais que levam a urina dos rins até a bexiga. Os cálculos podem aparecer em quaquer parte do trato urinário, sendo mais comuns nos rins e menos frequente na bexiga.

 

 

 

 

Referências: