top of page

Fimose

A pele que recobre a cabeça (glande) do pênis chama-se prepúcio, ele é elástica e durante a ereção ou quando de puxa a pele para trás a glande é exposta. Fimose é quando ocorre a dificuldade ou até impossibilidade de expor a glande, devido a um estreitamento da prepúcio, formando um anel. Este estreitamento do prepúcio pode ocorrer de forma congênita (desde o nascimento) ou ser adquirida ao longo da vida após inflamações repetidas do prepúcio. Cerca de 8% das crianças podem apresentar fimose. Nos primeiros meses de vida, existe uma aderência natural do prepúcio à glande. Porém, até os três anos, essa aderência desaparece na grande maioria dos meninos.

As infecções e inflamações do prepúcio chamam-se balanopostite e podem ocorrer em qualquer idade. São mais comuns em pacientes diabéticos e quando a higiene do pênis não é feita de forma adequada. A principal causa destas infecções é o crescimento de um fungo chamado candida albicans. Ocorrendo vermelhidão com coceira no prepúcio, formação de secreção branca, pequenas fissuras na pele do pênis e também mau cheiro.

Entre os Judeus e alguns Muçulmanos a retirada do prepúcio é feita nos primeiros meses de vida. Como resultado estas crianças tem uma chance menor de ter câncer peniano e suas parceiras menor chance de câncer de colo uterino. Desta maneira acreditamos que a cirurgia realizada na infância traz melhores condições de higiene durante a vida reduzindo então os riscos do câncer peniano (que tem como principal fator de risco a higiene precária). Reduz também as infecções por HPV e a incidência de outras doenças venéreas. Diante destas informações tem se tornado cada vez maior a realização da postectomia (cirurgia para retirar o excesso de prepúcio) em crianças.

postectomia

A postectomia, também chamada de circuncisão é uma cirurgia de pequeno porte, não necessita de internação e tem rápida recuperação. Nesta cirurgia é realizada a retirada do excesso de prepúcio onde está presente o estreitamento da pele. Pode ser feita em qualquer idade, desde bebes, até adultos ou idosos. E fazer o procedimento quando adulto ou idoso não traz nenhum problema ou risco maior ao paciente. Tanto em adultos como em crianças é sempre indicado o avaliação de um médico urologista ou cirurgião pediátrico, existem casos onde o tratamento conservador, sem cirurgia, pode resolver a fimose. O acompanhamento com médico especializado pode também trazer orientações para que os adultos não desenvolvam a fimose.

 

Figura 1. Cirurgia para retirada do prepúcio (postectomia) que impedia a exposição da glande

A principal recomendação para se evitar a formação da fimose é o cuidado com a higiene. A limpeza freqüente da região da glande coberta pelo prepúcio, deixando a região bem seca é a melhor maneira de evitar infecções e inflamações repetidas que levam a formação de fibrose e estreitamento do prepúcio. Muitas vezes a consulta com profissional urologista é necessária para o tratamento destas infecções recorrentes através do uso de pomadas ou comprimidos.

 

 

 

Referências:

-       Text Atlas of Penile Surgery - Daniel Yachia - 2007

  • Campbell-Walsh Urology, 10th Edition By Alan J. Wein, MD, PhD(hon), Louis R. Kavoussi, MD, Andrew C. Novick, MD, Alan W. Partin, MD, PhD and Craig A. Peters, MD, FACS, FAAP

     

     

     

     

     

     

     

     

     

bottom of page